top-right

Exame com Cápsula Endoscópica

Desde 2002 a FUGAST disponibiliza à comunidade médica e seus clientes mais este avanço tecnológico que é o exame realizado com a ingestão de uma cápsula que irá fotografar o interior do tubo digestivo. Exame de alta tecnologia e sofisticação, é o único exame capaz de permitir a visualização interna de todo o intestino delgado.

Indicações:

Estudo clínico por observação direta do tubo digestivo e com ênfase sobre o jejuno e o íleo. As principais indicações são a investigação das doenças e sintomas do intestino delgado:

  1. Anemia de causa obscura.
  2. Sangramentos digestivos.
  3. Diarréia crônica.
  4. Doença celíaca, doença inflamatória (Crohn).
  5. Dor abdominal de causa obscura.
  6. Pólipos do intestino.

Como é feito:

O paciente ingere a cápsula com uma pequena quantidade de água.

As fotos emitidas pela cápsula são captadas por sensores aderidos a parede abdominal e armazenados no microcomputador acondicionado em um cinturão, são feitas 60.000 fotos por exame.

A cápsula é impulsionada pelos movimentos intestinais (peristalse) e durante oito horas emite as fotos, e não provoca nenhum sintoma no paciente, que neste período, volta às suas atividades habituais.

Após este período ele retornará para a retirada dos sensores, do cinturão e do microcomputador.

A cápsula é descartável e será eliminada junto com as fezes.

O resultado do exame será fornecido após o estudo das fotos, que são transformadas em vídeo e gravado em CD que é entregue ao paciente.

examecomcapsula clip image006examecomcapsula clip image005

examecomcapsula clip image003examecomcapsula clip image004