top-right

Ecoendoscopia

Ecoendoscopia (EE)


O que é a ecoendoscopia (EE) ?

A ecoendoscopia permite ao seu médico a examinar o revestimento do seu estômago bem como as paredes do seu trato gastrointestinal alto e baixo. O trato alto é o esôfago, estômago e duodeno; o trato baixo inclui o cólon e reto. A ecoendoscopia também é usada para estudar órgãos internos que se localizam próximo ao trato gastrointestinal tais como o pâncreas e a vesícula biliar. Seu endoscopista usará um tubo fino e flexível chamado endoscópio. O médico passará o endoscópio através da boca ou ânus até a área a ser examinada. Seu médico então ligará o ultrassom conectado ao tubo para produzir ondas sonoras que criarão imagens visuais do trato digestivo.

Como eu devo me preparar para a ecoendoscopia ?

Para a EE do trato gastrointestinal alto, você não deve comer nem beber nada, nem mesmo água, por aproximadamente seis horas antes do exame. Seu médico deverá dizer-lhe quando começar a jejuar. Para a EE do reto e cólon, seu médico deverá instruí-lo a consumir ou um grande volume de uma solução de limpeza especial ou seguir uma dieta de líquidos claros com laxativos ou enemas anteriormente ao exame. O procedimento poderá ter que ser remarcado caso você não siga as instruções do seu médico cuidadosamente.

E os meus medicamentos de uso contínuo?

Você pode continuar tomando a maioria das medicações como de costume até o dia do exame. Avise o seu médico sobre quaisquer medicamentos que você estiver tomando e sobre qualquer alergia que tenha a medicação. Medicamentos anticoagulantes (heparina ou coumadin) podem precisar ser ajustados antes da UE. Insulina também precisara ser ajustada no dia da EE. Cheque com o seu médico anteriormente sobre essas prescrições. Em geral você pode seguramente tomar aspirina e antiinflamatórios não esteróides antes da EE. Porem é sempre melhor discutir com o seu médico. Verifique com o seu médico sobre cada medicação que você deve tomar na manhã da EE e tome a medicação essencial com apenas um pequeno copo de água. Se você tem alergia a látex, você deve informar anteriormente o seu médico. Pacientes com alergia a látex geralmente requerem equipamento especial e podem não estar aptos a fazerem o exame da EE.

Preciso tomar antibióticos?

Antibióticos geralmente não são necessários antes ou depois da EE. Mas avise o seu médico se você precisa tomar antibióticos antes de procedimentos dentários. Caso o médico julgue necessário, poderá usar antibióticos durante a EE ou depois do procedimento para ajudar a prevenir infecções. Seu médico pode prescrever antibiótico caso você esteja fazendo um procedimento de EE especial tais como drenar fluídos ou um cisto guiado pela EE. Novamente, avise o seu médico sobre qualquer alergia a medicamento.

Devo me preocupar para conseguir auxílio para depois do procedimento?

Se você recebeu sedativo, você não vai poder dirigir após o procedimento mesmo que não se sinta cansado. Você deve conseguir uma carona para casa. Você também deve planejar ter alguém com você em casa depois do exame devido ao fato dos sedativos poderem afetar o seu julgamento e reflexos pelo resto do dia.

O que eu posso esperar durante a EE?

A prática varia de acordo com os médicos, mas para um exame de EE do trato gastrointestinal alto, seu endoscopista pode borrifar a sua garganta com anestésico local antes do teste começar. Geralmente você receberá sedativos intravenosos para ajudá-lo a relaxar. Você provavelmente começará deitando do seu lado esquerdo. Após receber sedativo o seu endoscopista começará a passar o ultrassom endoscópico pela sua boca, esôfago e estômago até o duodeno. O instrumento não interfere a sua capacidade respiratória. O procedimento em si, geralmente leva de quinze a quarenta e cinco minutos. A maioria dos pacientes considera o exame apenas minimamente desconfortável e muitos adormecem durante o procedimento. Uma EE do gastrointestinal baixo pode ser feita segura e confortavelmente sem medicação, mas você recebera sedativo se o exame for ser prolongado ou se o médico for examinar a uma distância significativa do cólon. Você começará deitando do seu lado esquerdo com as suas costas viradas para o médico. A maioria das EEs do reto dura de dez a trinta minutos.

O que acontece depois da EE?

Se você recebeu sedativo, você será monitorado na área de recuperação até a maior parte do efeito do medicamento passar. Se você fez uma EE do trato alto, sua garganta pode ficar um pouco dolorida. Você pode se sentir inchado por causa do ar e água que foram introduzidos durante o exame. Você estará apto a comer depois que deixar a área de procedimento a menos que seja instruído o contrário. Seu médico geralmente pode informá-lo do resultado do procedimento no dia, mas o resultado de alguns testes pode durar vários dias.

Mesmo que complicações possam ocorrer, elas são raras quando médicos com treinamento especial e experiência realizam exame. Sangramento pode ocorrer no local da biópsia, mas geralmente é mínimo e raramente requer acompanhamento. Você pode sentir a garganta levemente dolorida por volta de um dia. Anestésicos de garganta sem prescrição ajudam na dor de garganta. Outros potenciais, porém incomuns, riscos da EE incluem a reação aos sedativos usados; aspiração do conteúdo do estômago pelos pulmões; infecção ou complicações causadas por doenças do coração ou pulmões. Outra grande, porém, muito incomum complicação, é a perfuração. Trata-se de um rasgo no revestimento do intestino que pode requerer cirurgia reparatória. A possibilidade de complicações aumenta levemente se durante o exame for feito uma biópsia de agulha profunda. Os riscos devem ser pesados contra os potenciais benefícios do procedimento e os riscos de abordagens alternativas para a condição.

Aviso

Este site busca informar de forma orientativa sobre assuntos relacionados às enfermidades digestivas, mas você NUNCA deverá deixar de consultar e seguir as orientações de seu médico de confiança.

Se você não dispõe de um médico, consulte os serviços médicos disponíveis em sua cidade a fim de receber tratamento adequado.