top-right

26ª Jornada de Gastroenterologia da FUGAST reúne especialistas em Porto Alegre

Representantes da comunidade médica do Sul do país e de São Paulo estiveram reunidos no dia 23 de agosto, em Porto Alegre, para a 26ª Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva da FUGAST. Médicos de diferentes especialidades debateram os avanços nos tratamentos endoscópicos e as novas técnicas de controle da obesidade. Segundo o diretor técnico da Fugast, Nelson Coelho, o encontro é sempre um momento de reflexão sobre o dia a dia nos consultórios. Neste ano, a novidade foi a realização de um Quiz, onde os especialistas convidados apresentaram casos controversos, que intrigam a comunidade médica e dividem opiniões.


Pela manhã, o 1º Fórum da Obesidade FUGAST tratou de novas técnicas de controle da obesidade e da síndrome metabólica. Um dos pontos altos foi a apresentação do professor e diretor do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital de Clínicas de São Paulo, Eduardo Hourneaux Guimarães Moura, que falou sobre o dispositivo que, posicionado no intestino, resulta em perda de peso contínua e ganhos consideráveis no controle do diabetes em pacientes obesos.

O presidente da FUGAST, Cláudio Rolim Teixeira, encerrou o fórum agradecendo a presença de todos e anunciando que, em 2015, a Jornada da Fugast será ampliada em comemoração aos 40 anos de sua fundação. A Jornada FUGAST de 2015 terá participação de palestrantes internacionais já confirmados e deverá ocorrer no mês de abril.

Veja algumas fotos

Leia mais artigos da 26ª Jornada e muitos outros...